Google

Em treino equilibrado, Massa crava a pole no GP da Malásia


Em um treino classificatório marcado por constante equilíbrio, o brasileiro Felipe Massa cravou a pole position para o GP da Malásia. O piloto da Ferrari só conseguiu arrebatar o melhor tempo no último instante, depois da passagem de seus concorrentes pela linha de chegada.
Massa fez sua melhor volta no circuito de Sepang em 1min35s043. Na segunda colocação vai largar o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, que cravou a marca de 1min35s310, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, com 1min35s479, e pelo inglês Lewis Hamilton, com 1min36s045.

Na quarta pole position de sua carreira, Massa se recuperou do desempenho ruim que teve no GP da Austrália. Em Melbourne, há três semanas, ele teve problemas na caixa de câmbio de seu carro e teve de largar da última posição. Ao fazer corrida de recuperação, terminou em sexto.

O treino da manhã deste sábado também mostrou que a diferença entre os carros da Ferrari e da McLaren diminuiu bastante. Se a escuderia italiana estava com desempenho bem superior no começo do ano, os ingleses já mostram sinais de recuperação antes de permitir os rivais dispararem.

A prova disso é que Alonso, que faz sua estréia neste ano na McLaren, conseguiu se colocar entre os dois carros da Ferrari. Mais atrás, Hamilton, um estreante na categoria e que tem apenas 21 anos de idade, não seguiu a trilha e fechou o treino com sete décimos de segundo de desvantagem para seu companheiro.

"Acho que, no fim do dia, os carros da McLaren estavam bastante competitivos, e isso nos obriga a trabalhar ainda mais duro para fazer uma boa corrida amanhã", afirmou Massa, após o treino classificatório.
O treino ainda foi um espelho do que já vinha ocorrendo na pré-temporada, quando Massa foi o grande destaque. Em relação a Raikkonen, contratado para o lugar do astro Michael Schumacher, o brasileiro abriu quase meio segundo de diferença.

Outro destaque do treino foi a BMW, que colocou seus dois carros entre os dez primeiros. O alemão Nick Heidfeld, quarto na primeira etapa, vai largar em quinto lugar ao cravar o tempo de 1min36s543, enquanto o polonês Robert Kubica foi o sétimo, com 1min36s896.

Entre eles, está o alemão Nico Rosberg, da Williams, com 1min36s829. Completando as primeiras colocações, o italiano Jarno Trulli largará em oitavo, seguido pelo alemão Ralf Schumacher, ambos da Toyota, e pelo australiano Mark Webber, da Red Bull Racing.

O desempenho negativo do dia foi da Renault, equipe que ganhou os dois Mundiais de pilotos passados. O melhor da escuderia foi o finlandês Heikki Kovalainen, que largará em 11º lugar. Logo atrás, em 12º, sai o italiano Giancarlo Fisichella, que foi o vencedor em Sepang em 2006.

Outra escuderia que decepcionou e não parece encontrar solução para seus problemas aerodinâmicos é a Honda. O inglês Jenson Button vai largar apenas na 14ª colocação, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello, que treinou com o carro reserva, vai sair do 19º lugar.