
Flávio Saretta mostrou que acordar cedo não afeta em nada o seu tênis quando tem um jogo sério pela frente. Depois das brincadeiras na última quinta-feira sobre sua preferência por dormir um pouco mais, ele entrou em quadra totalmente focado neste sábado, surpreendeu o canadense Frederic Niemeyer desde o começo do complemento da partida entre os dois pela Copa Davis e assegurou o segundo ponto do Brasil com uma vitória por 3 sets a 1, parciais de 6-4, 6-7 (6-8), 6-2 e 6-1.
O jogo havia sido interrompido por falta de luz natural em Florianópolis quando marcava 1 set a 1 na última sexta-feira, já que, depois da "epopéia" da vitória de Ricardo Mello sobre Frank Dancevic, que durou 5 horas, o dia praticamente acabou.
No retorno, o brasileiro jogou de maneira sólida e agressiva, diminuindo e intimidando o canadense a cada game. Mas, depois de alguma resistência no terceiro set, Niemeyer sucumbiu à superioridade de Saretta na quarta parcial e pouco fez para evitar o triunfo brasileiro.
A vitória de Saretta coloca o Brasil com uma mão na vaga na repescagem para o Grupo Mundial, elite da Copa Davis, que ocorrerá em setembro. A equipe precisa de apenas mais um ponto em um dos três jogos restantes para assegurar a classificação.
Ainda neste sábado, o Brasil encara o ponto forte do Canadá: a dupla. Gustavo Kuerten e André Sá enfrentarão Niemeyer - que jogará de novo após até uma hora e meia de descanso a que tem direito - e Daniel Nestor, ex-número 1 de duplas do mundo e atual 5º melhor do ranking da ATP.
"Tem muita história pela frente ainda, a dupla é muito importante", colocou Saretta. "Tomara que eles (Kuerten e Sá) joguem o melhor tênis da vida deles. Acho a dupla deles um pouco mais forte, mas hoje o dia, a quadra, estão muito pesados, e a gente tem muita chance. Está tudo a nosso favor"
No domingo, os jogos de simples se invertem, e Saretta pega Dancevic, enquanto Mello joga com Niemeyer. Entretanto, caso o Brasil feche o confronto ainda neste sábado com uma vitória nas duplas, a escalação pode mudar - a chance de Guga atuar nas simples não foi descartada pelo capitão Francisco Costa.
O jogo
Depois do empate em sets na última sexta, Saretta entrou em quadra com tudo na manhã deste sábado, decidido a resolver a partida logo. Ele quebrou Niemeyer logo no reinício do jogo e manteve o controle o tempo todo.
Saretta atendeu ao pedido do capitão Francisco Costa, que detectou a necessidade de ser mais agressivo nos seus pontos de saque. Com isso, o brasileiro não deu nenhuma chance de reação ao canadense, que ainda foi quebrado novamente no oitavo game para fechar o set.
A partir daí, Niemeyer se desanimou, e Saretta sobrou em quadra. Depois de confirmar seu saque rapidamente, já quebrou o canadense duas vezes seguidas alternando grandes winners com erros não forçados de Niemeyer e fechou seus saques para abrir 5 a 0.
Niemeyer ainda confirmou seu serviço no sexto game para evitar levar um "pneu", mas Saretta se manteve sólido para fechar o jogo em seu saque seguinte e marcar o segundo ponto do Brasil no duelo.