Google

Explosões deixam dezenas de mortos no Iraque

A explosão de um carro-bomba matou pelo menos 40 pessoas e feriu 128 numa estação de ônibus lotada perto de um santuário xiita na cidade sagrada de Kerbala, no Iraque, neste sábado, conforme fontes da polícia e de hospitais.
Em Bagdá, a polícia informou que um carro-bomba explodiu perto de um posto de controle na ponte de Jadriyah, matando dez pessoas, deixando 15 feridos e queimando vários veículos no segundo grande ataque contra uma ponte na capital nos últimos três dias.
Já na cidade de Basra, forças britânicas na sexta-feira mataram oito homens armados que estavam instalando minas terrestres em uma área onde quatro soldados britânicos e seu tradutor foram mortos no início deste mês, na explosão de uma bomba ao longo da estrada, que destruiu o veículo blindado em que viajavam, informou o Exército britânico neste sábado.
"Eu de repente ouvi uma explosão horrível. Nunca imaginei que Kerbala tivesse uma explosão daquele tamanho porque é uma cidade segura", disse Ali Mussawi, 30, dono e uma loja a 50 metros do local da explosão.
Um pouco depois, a polícia iraquiana deu tiros para o ar para dispersar grupos de manifestantes que acusavam autoridades locais de não conseguirem garantir a segurança. Helicópteros norte-americanos sobrevoavam a região, uma das mais sagradas do Iraque.
Uma fonte da polícia estimou o número de mortos em Kerbala em 65. Mas Khaled al-Rubaie, diretor de mídia do hospital al-Husseini, afirmou que 41 pessoas haviam sido mortas, e 128, feridas, várias delas mulheres e crianças.

Brasil quer integrar formalmente projeto do Banco do Sul

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse no sábado que o Brasil quer integrar-se formalmente ao projeto do Banco do Sul, que foi anunciado anteriormente por Venezuela e Argentina.
Na sexta-feira, representantes da Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador se reunirão com Mantega para discutir o processo de formação do banco.
"Para nós, tem que ser um banco de desenvolvimento", disse Mantega a jornalistas.
O ministro comentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está esperando convite formal da Argentina e Venezuela para unir-se ao projeto.