Google

Massa vence no Bahrein em prova sem erros e se recupera na F-1


A temporada da Fórmula 1, na prática, começou para Felipe Massa neste domingo. Depois de resultados adversos nas duas primeiras etapas do ano, com dificuldades e erros na Austrália e Malásia (6º e 5º lugares), o brasileiro da Ferrari venceu o Grande Prêmio do Bahrein com uma prova irretocável e restaura assim o status de um dos favoritos ao título, tão comentado nos testes de preparação ao campeonato.
Massa teve um final de semana perfeito no Bahrein, dominando as disputas no circuito de Sakhir desde o treino de classificação até a prova deste domingo."O resultado das primeiras duas corridas não era o que eu esperava. Algo estava faltando, tive alguns pequenos erros. Desta vez nós conseguimos colocar tudo junto", comentou Massa após a vitória na terceira etapa da temporada.A segunda colocação ficou com o novato Lewis Hamilton, que sobe ao pódio pela terceira vez consecutiva. O piloto da McLaren pressionou Massa na largada, defendeu a posição em duelo com Raikkonen no começo e garantiu pontos preciosos na disputa pela primeira colocação do Mundial de F-1.A terceira colocação ficou com Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari, outro piloto que mantém a rotina de pódios na temporada. O espanhol Fernando Alonso, por sua vez, enfrentou dificuldades no Bahrein e terminou apenas na quinta posição.Na prova, Alonso, que chegou ao Bahrein como líder isolado do Mundial de Pilotos, não conseguiu ganhar posições na largada (saiu em 4º) e ainda perdeu uma colocação em disputa de pista com a BMW de Nick Heidfeld.Com o resultado deste domingo, o Mundial de Pilotos agora tem liderança tripla, dividida entre Alonso, Raikkonen e Hamilton, todos com 22 pontos. Massa aparece em seguida, com 17 pontos, dois à frente de Heidfeld.
"Quem diria que estaríamos empatados nós três na frente após três corridas. Quando começou a temporada, pensávamos que eles (Ferrari) estavam em outra galáxia", comentou Alonso sobre a acirrada disputa pela liderança.Ao contrário da Malásia, quando perdeu a liderança da prova logo na primeira curva, Massa fez uma largada cuidadosa no Bahrein, resistiu à pressão de Hamilton e sustentou a ponta. Ainda na primeira volta, um acidente entre Jenson Button e Scott Speed forçou a entrada do Safety Car na pista. Na relargada, Massa voltou a mostrar segurança e consolidou a condição de primeiro colocado.O piloto brasileiro realizou duas paradas nos boxes durante a prova no Bahrein, ambas depois de Hamilton, seu principal adversário na corrida. Massa contou com o trabalho eficiente da Ferrari na troca de pneus e reabastecimento e voltou à pista na frente do rival da McLaren nas duas oportunidades.Rubens Barrichello, o outro brasileiro da categoria, terminou a prova na 13ª colocação, a uma volta de Massa. Mesmo distante da briga pelos primeiros lugares, Barrichello conseguiu como alento desempenho muito superior em relação a seu companheiro de Honda, Jenson Button, que abandonou ainda na primeira volta depois de um acidente.